AEGE comemora Semana do Doente Oncológico

No dia 30 de janeiro, os alunos das turmas de 6.º ano da Escola Básica da Gafanha da Encarnação assistiram a uma sessão denominada “Prevenir é top”, proferida por enfermeiras e um médico que pertencem à equipa do Hospital de Dia do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Esta palestra procurou sensibilizar os alunos para a importância da prevenção desta doença e desmistificar o doente de cancro.

O especialista Juan Carlos Mellidez chamou a atenção dos alunos para a necessidade de adotar hábitos de vida saudável, fazendo uma boa alimentação e praticando exercício físico como forma de prevenção do cancro. Outra forma de prevenir, segundo o mesmo especialista, é evitando comportamentos de risco, como a exposição solar excessiva, o alcoolismo e o tabagismo. Alertou ainda para a importância da vacinação para prevenção de muitas doenças, mas em especial, para as meninas, a vacinação contra o vírus da Papiloma Humano, responsável pelo cancro no colo do útero e transmissível sexualmente.

Estas sessões são muito importantes para irem alertando os alunos para estas temáticas e inserem-se dentro do Projeto de Promoção de Educação para a Saúde, que é anualmente dinamizado pelo Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação, em colaboração com entidades externas.IMG_20180130_141700

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s